OS NOSSOS PRODUTOS

Conheça os produtos que comercializamos.

Beringela

BERINGELA

Fruto da planta solanum melongena, originária da Índia, onde começou como planta ornamental há cerca de 4.000 anos. No século XIII terá chegado à Europa através dos árabes da península Ibérica, grandes apreciadores deste fruto.

Existem variados tipos que se diferenciam pelas cores: vermelho escuro, roxo ou branco. Em Portugal as variedades mais consumidas são a híbrida, grande e roxa, a híbrida super F-100, no tom vermelho escuro brilhante e a embu, de cor roxa avermelhada, todas com pedúnculo verde, e as melhores são as que apresentam uma estrutura firme e casca bem brilhante.

Rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides é muito digestiva, nutritiva e laxante. Recomendada nos casos de artrite (gota e reumatismo), diabetes e inflamações da pele em geral.

Na culinária pode ser usada em pratos como o cuscuz, suflés, tortas, saladas ou recheada. Também é muito boa para fazer lasanhas.

Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corta-se ao meio, esfrega-se com sal e escorre-se, ou deixa-se aberta, cobrindo-a com água e sal, limão ou vinagre, durante, pelo menos, 15 minutos. Escorre-se em seguida e seca-se com papel absorvente.

Guardada no frigorífico, num saco de plástico, pode durar entre uma a duas semanas.