Produção e Distribuição

Seguros do que fazemos!

 

ImagSeguranca

 

ImagProteccao

 

ImagRastreio

 

HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points)

Como produzir alimentos inócuos?

Aplicando um Sistema científico e técnico – HACCP: Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo – em todas as fases de produção, desde a preparação dos alimentos até à chegada dos mesmos à mesa do consumidor.

Privilegiando a PREVENÇÃO em detrimento da CORREÇÃO sobre todos os factores de risco e potenciais perigos - biológicos, químicos e físicos - a HORTOSINTRA segue a regulamentação da HACCP.

Assim, produção agrícola, preparação, embalagem, armazenamento e transporte estão sempre salvaguardados pela boa utilização do sistema.

 

Protecção e Produção Integrada

A HORTOSINTRA, ao abandonar a antiga e simples “boa prática fitossanitária”, passou a integrar na sua operação o moderno conceito de PROTECÇÃO INTEGRADA; nova tecnologia que ajuda os produtores a praticar uma agricultura mais respeitadora do Homem e do Ambiente.

Os objectivos são:

- Redução do uso de pesticidas;
- Recurso à luta química apenas em última alternativa;
- Proibir a utilização de pesticidas muito tóxicos para o Homem
- Proibir a utilização de pesticidas muito tóxicos para os auxiliares (ex: insectos predadores de pragas)
- Proibir a utilização de pesticidas com perigo de contaminação de águas
- Reforço da segurança do agricultor ou de outros aplicadores de pesticidas

(fonte: Pedro Amaro, Professor Jubilado do Instituto Superior de Agronomia)

 

RASTREABILIDADE

Fazendo parte do sistema HACCP – Análise de Perigos e Pontos Críticos do Controlo – com a RASTREABILIDADE é possível seguir e localizar os produtos hortícolas desde a sua produção e ao longo da complexa cadeia de comercialização, através do registo, identificação e transmissão de toda a informação, para uma completa segurança alimentar. É também uma imposição legal totalmente implementada e seguida pela HORTOSINTRA.