OS NOSSOS PRODUTOS

Conheça os produtos que comercializamos.

Tomate Rama

TOMATE COM RAMA

Fruto do tomateiro (solanum lycopersicum), pertence à mesma família das beringelas e dos pimentos. Originário da América central e do sul era cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos e só depois das descobertas veio para a Europa. No século XVI há registos da sua chegada ao porto de Sevilha.

De início os europeus consideravam-no venenoso e era cultivado com fins ornamentais, supostamente devido à sua conexão com as mandrágoras, plantas usadas nas feitiçarias de então. Somente no século XIX o tomate passou a ser cultivado e consumido em maior escala, especialmente nos países mediterrâneos, transformando e enriquecendo a culinária de Itália, Espanha, França.

Na doçaria (compotas) o tomate é utilizado quer maduro quer ainda verde.

O tomate pode ser dividido em diversos subgrupos de acordo com o seu formato e finalidade:

- Santa Cruz - oblongo, tradicional na culinária e utilizado em saladas e molhos;
- Caqui e Saladete - redondo, para saladas;
- Italiano - oblongo, tipicamente alongado; utilizado principalmente para molhos, mas também saladas;
- Cereja - tamanho pequeno, redondo ou oblongo, é um “mini-tomate”. Usado como aperitivo e em saladas é bastante decorativo.

Alimento rico em licopeno (média de 3,31 mg em 100gr), vitaminas dos complexos A e B, minerais, como o fósforo e potássio, assim como ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro o tomate, maior a concentração desses nutrientes.

Composto principalmente por água, possui cerca de 14 calorias por 100 gramas. Alguns estudos comprovam sua influência positiva no tratamento do cancro, pois o licopeno, pigmento que dá a cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do cancro de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.