OS NOSSOS PRODUTOS

Conheça os produtos que comercializamos.

Couve-FlorCOUVE FLOR

É uma planta cuja descrição se torna complexa dadas as suas diferentes morfologias. Planta herbácea, mas com algumas variedades sub-lenhosas na zona da base do caule, muito utilizada como verdura nas diferentes culinárias: sopas - caldo verde, juliana - conservas (choucrute) e outros acompanhamentos.

Couve é o nome genérico da espécie Brassica Oleracea, da família das Brassicaceae a que também pertence o nabo e a mostarda, e é originária da Europa ocidental.

Até ao final da Idade Média as folhas de couve eram a verdura mais utilizada na Europa. As variedades crespas ou mais lisas já eram consumidas na Grécia, no século IV a.C. Conhecidas por «couve sabeliana», são consideradas as formas ancestrais das couves actuais.

O caule, erecto, pode ser curto – repolho, ou comprido - couve-galega. Ao longo do caule podem formar-se pequenos ramos ou gemas, como é o caso da couve-de-bruxelas.

As folhas são geralmente verdes, grossas, não chegando a ser carnudas.

As flores podem ser brancas ou amarelas. Os frutos são silíquas cilíndricas ou subcompridas rostradas (com um prolongamento em forma de bico na extremidade).

Rica em vitaminas C, A e K, cálcio, ferro e beta-caroteno, alto teor de antocioninas e muitas fibras essenciais para o aparelho digestivo.